Ads Top

Os contos de fada que regem a imaginação feminina

Os contos de fadas infantis parecem ser inocentes por transmitirem histórias de obediência como é o caso de João e Maria, ou de perigo em falar com desconhecidos em Chapeuzinho Vermelho, e inúmeras outras lições. No entanto, por detrás de cada conto há uma mensagem que inconscientemente se instala na cabeça da criança e permanece como um objetivo a ser alcançado. Quase todos envolvem príncipes encantados, magia, uma mulher que precisa ser salva e um final feliz. A ideia central é sempre a mulher que é atormentada pela maldade e deverá ser salva pela bondade, entregando-se como recompensa a quem salvá-la.





É o que acontece em Bela Adormecida, que foi enfeitiçada e espera por um beijo de amor verdadeiro que possa salvá-la do feitiço, o cavaleiro não está envolvido nesse amor, no entanto chega para salvá-la, torna-se um cavalheiro e como um passe de mágica, tão rapidamente se apaixona pela linda e indefesa dama e nasce em instantes o amor, então ele a beija e ela acorda, tendo-o agora como seu protetor, a quem se entregará e servirá.

Em Branca de Neve também há uma linda jovem, que enfeitiçada por uma magia maldosa cai em sono profundo e da mesma forma de Bela Adormecida é acordada por um beijo de amor, ganhando um protetor a quem entrega seu amor. Nota-se que nos dois contos as damas se encontram dormindo, estáticas e a espera do protetor que a salvará, a espera do amor verdadeiro que virá a cavalo.

Mais um exemplo claro em Cinderela, acontece o mesmo, a dama é linda e jovem, porém não é uma princesa e o príncipe vem salvá-la das maldades da madrasta, dando a ela além de seu amor a chance de torna-se uma princesa também, aqui pode-se notar também a ideia do casamento como uma forma da mulher sair da casa materna. 

Há sempre um príncipe que chega montado em um cavalo e salva a dama da maldade, o cavalheirismo é um desejo do homem de salvar a mulher que necessite de sua proteção. Há um medo relacionado, imaginariamente, aos homens sentirem-se ameaçados pela competência e sexualidade feminina, assim, o cavalheirismo é um meio de solução pelo qual a figura masculina encontra para tal problemática; com o cavalheirismo as mulheres são mantidas passivas a sua espera, como representa os contos de fadas.

Essa ideia de príncipe está inserida na cabeça da mulher, de início o que se nota é que as mulheres criam ideais de parceiro, criam o príncipe encantado dos sonhos e ficam a sua espera, as esperas que cheguem exatamente igual ao que foi imaginado, e reclamam se esse príncipe tarda ou não chega, não percebendo que ele não tem como chegar se estiver preso nas grades de seu pensamento.

Os contos de fada que regem a imaginação feminina Os contos de fada que regem a imaginação feminina Reviewed by Unknown on 07:32 Rating: 5

Nenhum comentário